
Data: (11/10/2011)
Emílio Dequeixes Junior
A utilização da tecnologia principalmente a informática em nosso cotidiano é de suma importância para a realização de nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer para a difícil ascensão profissional. Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente e a criança os pais alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças vivem hoje uma grande preocupação, a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas, seja nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas, será que todas as pessoas efetivamente estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação. É notório, portanto o uso de novas tecnologias pelo individuo na organização onde pelo fator do próprio pré-requisito e na escola educação que devemos nos preparar, isto é, nesse momento que temos a chance de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho, mas quando isto pode ocorrer, desde já, porque o mundo do conhecimento tecnológico avança muito rapidamente e se não haver um preparo, “principalmente com professores” os quais tem que está bem preparados para transmitir para seus alunos conhecimentos através de estudos da informática e sempre orientando para um mundo globalizado de novas tecnologia.
Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet onde e preciso estarmos sempre informados. Mas e importante lembrar que informação não e conhecimento O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas, se pensarmos neste sentido muito do que e chamado do conhecimento escolar é apenas informação desconectada conceitos vazios para serem memorizados e esquecidos, a informação e descartável, justamente por não ter vínculos nem com outras informações nem com conhecimento, mas, sobretudo, por não termos com ela vínculos emocionais. O conhecimento supostamente e adquirido primeiramente através do processo de comunicação existente no meio localizado gerando informações ao mesmo através destas informações poderemos adquirir ou não o conhecimento esperado, isto nos leva há discutir um pouco sobre a sabedoria, acho mais a inda, a sabedoria é desenvolvida através da vivencia e não exclusivamente pela inteligência, envolve saber dispor do conhecimento e da ação de modo a trazer o máximo beneficio para os indivíduos, se o conhecimento muitas vezes nos leva a uma postura arrogante a sabedoria só se atinge a partir da humildade podendo ser entendida em função da ação associada, e no contexto e no momento especifico desta ação, não podendo ser expressa em termos de regras, isto é, não pode ser generalizada nem transmitida diretamente sendo inseparável da realização pessoal daquele que busca o saber, isto se refere a todos os conhecimentos da humanidade, que seja dentro ou fora da escolar.
Até mesmo como reflexão, escola e informática em estudos futuros, o aprendizagem com a utilização da tecnologia de informática com crianças e adolescentes, não podemos em hipótese alguma tornar esse método ferramenta como prioritário no ensino, isto é, como condição, mas sim em uma segunda ordem de escala, permitindo somente a estas crianças e adolescentes a utilização lúdica da tecnologia preparando-as assim, para uma melhor vida futura e presente, através do acompanhamento dessa evolução tecnológica despertando desta maneira a utilização racional dessa tecnologia nas novas eras.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GONÇALVES, José Ernesto Lima, Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. São Paulo, RAE, v. 34, n. 1, p. 663-681, jan/fev. 1994.
01
CONTRIBUIÇÕES PARA ATIVIDADE 1.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário