terça-feira, 22 de novembro de 2011

ATIVIDADE 2.7 - NAVEGANDO PELO WIKCIONÁRIO.


Emílio Dequeixes Junior
Data: 21/11/2011
O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki. Esta disponível em diversos idiomas. A versão em português do Wikcionário foi iniciada em maio de 2004 e conta atualmente com mais de 32.000 verbetes.
O objetivo do Wikcionário é de ampliar os conhecimentos nos mais diversos países com diversos idiomas, nele podemos encontrar os mais variados termos com significados, sinônimos e classificações, é na realidade um dicionário digital com a possibilidade de todos nos podermos contribuir, principalmente com as variações lingüística das diversas regiões.
No Wikcionário  podemos encontrar os mais variados verbetes com significados, sinônimos e classificações, é na realidade um dicionário digital com a possibilidade de todos nos podermos contribuir de alguma forma, principalmente com as variações lingüísticas das diversas regiões brasileiras.
Onde eu naveguei:
Clicar em “mudanças recentes” para saber de alguma mudança em verbetes; usando o campo “busca” para procurar alguma palavra ou termo; Em síntese, o Wikcionário é um dicionário Universal de conteúdo livre.
Alguns verbetes que eu estive observando:
-Perua – automóvel. Ver também no Wikcionário: Perua, picape, pick-up, rabo-de-peixe, rebocador, rural, taxi. Substantivos diverso,...
-Perua – Mulher. Ver também no Wikcionário Substantivos: Perua, primeira-dama, princesa, rainha, rainha-mãe,.... E muito mais, é uma riqueza de palavras com significados diferentes.
Conclusão: Ao navegar pela Wikipédia e pelo Wikcionário percebi que são páginas bem definidas e estruturadas, todos os termos pelo quais procurei consegui encontrá-los e realmente eles estão bem definidos. Eu gostei muito de conhecer e visitar essas duas páginas, pois foi muito bom saber que elas existem, para nos auxiliarem. Foi para mim uma experiência concreta de viver a "globalização digital".
Referência Bibliográfica: http://pt.wiktionary.og/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade 2.6 Navegando pela Wikipédia (opcional).


ATIVIDADE 2.6

Data: 17/11/2011

EMÍLIO DEQUEIXES JUNIOR

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas. A Wikipédia é uma enciclopédia livre que todos podem editar, trás todo tipo de informações. Qualquer pessoa pode editar um texto na Wikipédia, desta forma ela é construída coletivamente por várias pessoas com o intuito em comum de contribuir/colaborar na divulgação de informações úteis. Para colaborar com a Wikipédia basta clicar criar uma página e de imediato aparecem as orientações sobre como proceder para a inserção de um novo texto/assunto.

Por ser de livre edição o ideal é que o assunto encontrado seja também pesquisado em outras fontes para maior segurança e credibilidade.

Geralmente os textos são idôneos e verdadeiros, porém devido a ser uma enciclopédia de livre edição, suas referências não são aceitas em trabalhos de cunho acadêmico.

Ainda que haja certas restrições para os trabalhos universitários A Wikipédia é merecedora de grande respeito pela facilidade e diversidade que oferece em diversificados âmbitos.

Logo na primeira página, clique em, contudo destacado, Bandeira do estado de Tocantins, porque nós moramos na região que sofre as maiores influências, na cultura em geral. Lá você encontra coisas lindas como exemplos: fauna, floras, O rio Tocantins e sua História é uma diversidade de riqueza o rio Tocantins (peixes, animais de varias espécies, as maiores Hidrelétrica do nosso Pais o qual deu título para Imperatriz-ma de capital Brasileira de energia elétrica, isto é , o portal é rico e nós como educadores temos que pesquisar juntamente com os nossos alunos, amigos da sala nº 04 vamos lá, critica elogia o minha visão sobre a Wikipédia.

Referência Bibliográfica: PT. wikipedia.org.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 2.5 Planejando uma atividade com Hipertexto


ATIVIDADE 2.5 - Proposta
Tema:Meio Ambiente
Título: Reciclagem do Lixo
Data da postagem: 24/11/2011
Data da Divulgação: 24 / a 25 / 11 / 2011
Local: Escola C.E francisco Alves II
Cidade: Davinópolis - Ma
Duração: 13:00h às 17:00h
Turno: Vespertino
Série: 3ª anos do ensino médio
Orientadores da Proposta do Projeto a Reciclagem do Lixo:
ALICE XAVIER DA SILVA

EMÍLIO DEQUEIXES JUNIOR

LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA
Click no Link  abaixo, e veja as prostas do projeto e mais fotos das apresentações.


Vídeos das apresentações do projeto (não todos), Click e veja o show de apresentações através das tecnologias:
O primeiro vídeo fala sobre reciclagem dos metais e o segundo sobre lixão e aterro sanitário e o terceiro sobre o lixo de Davinópolis-Ma e uma proposta para melhorar.



Vídeo sobre lixo nas ruas e Lixão de nossa cidade Davinópolis-Ma.



Algumas fotos do dia das apresentações:




Alunos que apresentaram o projeto na ordem:
* Katússia Valeria pontos dos Santos e Sheila Peixoto da Silva, Jessica Aguiar de Oliveira, Shyley Peixoto da Silva, Deusiane Saraiva Sá, fernanda Pereira da Silva e Sabrina França de Sousa, Adailton Martins santos e Hatos Luiz Sousa Oliveira.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Atividade 2.4 Criando um Portfólio em Hipertexto.


Atividade 2.4

06/11/2011

Emílio Dequeixes Junior

Este portfólio foi criando com objetivo de colocar as tarefas do Professor Emílio Dequeixes Junior, do curso Tecnologia na Educação (TIC) e para interatividades dos colegas do curso ou de pessoas que desejo aprender mais ou trocas suas idéias, isto é, pode colocar seus comentários ou sugestões. Muito obrigado a todos os visitantes.

Meu endereço é: www.despertandoparaumnovoar.blogspot.com

E-mail: emliojunior2010@hotmail.com

Atividade 2.3 NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO.


Atividade 2.3

(02/11/2011)

Emílio Dequeixes Junior

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia” [carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. Freqüentemente os hipertextos são vistos como uma rede de textos. Por isso, cada documento do qual você pode ir a muitos outros é chamado nó da rede ou nó do hipertexto.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

Conceituando hipertexto individualmente

-Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital (blocos de textos, palavras, imagens ou som) o acesso se dá através de hiperlinks.

Comentários

Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

-O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.

Comentários

O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.

-o conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia.

Comentários

O texto eletrônico em formato hipertextual e multimídia oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.

Conceituando hipertexto coletivamente

Emílio Dequeixes Junior

Observamos que na postagem de Lucileide nascimento Garcia, as definições sobre o hipertexto estão claras. Concordamos que o hipertexto contribui ativamente para uma educação consciente e inovadora, com possibilidade de refazer, reconstruir e finalmente produzir suas próprias descobertas, acrescentando novos e diferentes olhares sobre o mesmo assunto. E como o hipertexto propicia mais dinamismo, também facilita o conhecimento, com um simples clique, relevando as delícias de novos saberes tornando-se mais estimulantes as pesquisas escolares.

Referências Bibliográficas:

  • Crane, Gregory. (1988). Extending the boundaries of instruction and research. T.H.E. Journal (Technological Horizons in Education), Macintosh Special Issue, 51-54.
  • LANDOW, George. Teorías Del Hipertexto. Madrid, Paidos, 1997.
  • NELSON, Ted. Libertando-se da prisão da internet. São Paulo, IMESP/FILE, 2005. Link para o texto