terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 3.4 - Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.


Data: 06/10 – a – 06/12/2012.
Professores: Emílio Dequeixes Junior Lucileide Nascimento Garcia.
Unidade Escolar: C.E Francisco Alves II.
Projeto Interdisciplinar: Educar para prevenir a violência escolar – (Usos tecnológicos).
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Médio 3ª anos.
Componente Curricular: Ciências Exatas – ( Matemática).
Tema: A violência Escolar.
Autores: Série 3ª anos –(A) e (B) do Ensino Médio – Vespertino.


Dados das Aulas:
*O que o aluno poderá aprender ao realizar estas aulas– (projeto);
*Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina das ciências exatas (Matemática ), perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de experiências próprias vivida sobre violências;
*Utilizar os recursos do editor de programa (Excel) para criação dos gráficos ou tabelas;
*Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software;
*Duração das atividades: 2 – meses (128 horas aulas).

*Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O professor pesquisará na Internet os sites com pesquisa , palestra contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do textos de acordo com os temas ,para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica e promove debates instigando as crianças a levantarem questionamentos relevantes ao tema .O projeto será realizado ao longo da semana, podendo ser estendido de acordo com o interesse e a necessidade.
*Estratégias e recursos da aula:
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site e propor a leitura dos textos com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Três a três em cada computador os alunos deverão digitar as suas considerações com interação do trio, norteados pelos textos ouvidos e lidos on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, os relatórios deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.

Recursos Complementares:
Material de uso comum: (Livros, Revistas, Jornais etc);
Laboratório de informática: (Internet);
www.comercialdigital.com.br/Sargy/Power%20Pont%20.../sargy_02.pp

Avaliação:
*A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento.
Referências bibliográficas:

      ALÃO, Ana Paula (1990). As mudanças na condição femenina e na família. In REIS, Antonio. (Dir.) Portugal contemporáneo. Lisboa: Pub. Alfa. Vol. 6.
      ARIÈS, Philippe (1988). A criança e a vida familiar no Antigo Regime. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
      ARREGI GOENAGA, F. (1998). Los Jóvenes y la violencia. In PANTOJA (Org.). Nuevos espacios de La educación social. Bilbao: Universidade de Deusto.
      Convenção sobre os direitos da criança. [Consulta 2004-04-13].
      Disponível na Internet: //http//: www.giea.net/legislacao.net/internacional/convencao_direitos_crianca.htm.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Atividade - 3.3 Projeto


Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
DATA: 14/12/2011
EMÍLIO DEQUEIXES JUNIOR
LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA
Ao conversar com os professores e alunos, todos concordaram em lançar um projeto voltado para o bem estar de nossa escola, CE Francisco Alves II, do nosso Município de Davinópolis-(MA), então nós estamos trabalhando com um projeto tema: as violências nas escolas.
SÉRIE: 3 ª anos (A) e (B) – Vespertino
Queremos com esse projeto, proporcionar atividades que construam a paz e a cidadania, buscando modificar o ambiente e interagir com os alunos.
DIVULGAÇÃO PREVISTA PARA 21 DE DEZEMBRO DE 2011, EM PRAÇA PÚBLICA OU NO ESPAÇO DA ESCOLA, NO CASO, VAI UTILIZAR AS TECNOLOGIAS: PROJETO DE 2 – MESES.
VEJA:
1-DEFINIÇÃO DO TEMA
2-PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO
3-REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA
4-SISTEMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
NO LINK ABAIXO:


Videos de apresentações do projeto:









Segunda apresentação para toda escola: (28/12/2011)
Foto:
O link abaixo (Vídeo): O racismo é uma tipo de violência nas escolas.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atividade 3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática



13/12/2011
Emílio Dequeixes Junior
A proposta de trabalho, ou seja, o planejamento se processa numa perspectiva de diálogo com o aluno, instigando-o a emitir suas opiniões, sua participação a partir de seus interesses. Julgo necessária a mudança da prática do professor. No momento que isso ocorrer de forma clara, o aluno entenderá a proposta do professor e passará a dar respostas diferentes.
A minha prática contempla os conhecimentos prévios dos alunos, detalhe importante para o sucesso do trabalho. Noto que é possível um trabalho voltado ao interesse do aluno, onde através do uso de minha criatividade e do meu domínio de conteúdo e das tecnologias, posso contribuir com o processo ensino e aprendizagem. Bons hábitos podem mudar realidades. O objetivo é conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica. A proposta é que os alunos levem os ensinamentos para casa, possam mostrar aos pais a importância do consumo consciente, além do projeto ser interdisciplinar e também trabalha a temática meio ambiente. Em uma atividade bem dinâmica, os alunos têm incentivos a leitura de livros e outros textos relacionados ao tema. Recebem dicas para economizar energia, e fazem uma reflexão sobre a importância da mudança de atitude dentro dessa realidade.